PERGUNTAS FREQUENTES

Dados Comerciais Globais

Apresentamos uma compilação de perguntas frequentes sobre os dados de comércio internacional para ajudar as organizações a encontrar as melhores oportunidades do seu segmento.

Perguntas Frequentes – Comércio Internacional

A seguir, uma lista de perguntas que ouvimos com frequência de empresas envolvidas no comércio internacional e que buscam melhorar e fortalecer os processos de suas cadeias de suprimentos, bem como sua vantagem competitiva.

O Básico

O que é um Código HTS?
Um código HS ou HTS significa Sistema Harmonizado ou Tabela Tarifária Harmonizada. Desenvolvidos pela Organização Mundial de Alfândegas (OMA), os códigos são usados ​​para classificar e definir mercadorias comercializadas internacionalmente. Na maioria dos casos, para importar ou exportar um produto internacionalmente, o bem comercializado deve receber um código HTS que corresponda à Tabela Tarifária Harmonizada do país de importação. O HS também é base para o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) adotado em transações por países da América do Sul.

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O que é um Conhecimento de Embarque e quais dados ele contém?
O Conhecimento de Embarque (também conhecido como BOL – sigla em inglês para Bill of Lading) é um documento legal entre o embarcador da mercadoria e a transportadora detalhando a carga que está sendo embarcada, juntamente com a origem e o destino da remessa. Este documento também é usado como recibo da remessa no momento da entrega no destino pré-definido.

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O que é um TEU no transporte marítimo?
No mundo da logística, TEU é uma sigla que significa “Unidade Equivalente a Vinte Pés” que descreve um contêiner de transporte multimodal cujas dimensões são 20 pés de comprimento, oito pés de largura e oito pés de altura. Um TEU geralmente pode acomodar entre nove e 11 paletes.

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O que é resiliência da cadeia de suprimentos?
A resiliência da cadeia de suprimentos é um termo que descreve a capacidade de uma cadeia de suprimentos para 1) resistir a choques que incluem pandemias, conflitos armados e desastres naturais;  2) sua capacidade de se recuperar dessas interrupções. Os choques também podem estar relacionados a desafios de negócios, como mudanças no comportamento de compra do consumidor, pressões competitivas imprevistas e tendências de mercado emergentes.

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Dicas e Técnicas Práticas

Como você realiza uma pesquisa de Conhecimento de Embarque por empresa?
Você está interessado no que seus concorrentes estão importando para o Brasil, incluindo informações sobre volume e preços? E para quem mais seus fornecedores estão enviando?

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Qual é a diferença entre seus dados de “Cargas” e “Mercados”?
“Cargas” é baseado nos dados do nosso Conhecimento de Embarque, que fornece informações sobre a remessa, como importador, expedidor, parte notificada e descrição da mercadoria. Esses detalhes permitem que as organizações rastreiem cargas específicas.

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Quais dados de Conhecimento de Embarque são mais úteis na minha análise - Master ou House ?

O conhecimento de embarque “House” é emitido para o embarcador pelo NVOCC/transitário, enquanto o conhecimento de embarque “Master” é emitido para o NVOCC/transitário pela companhia marítima (transportadora).

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Como calcular os custos de importação?
O cálculo do custo de importação é uma etapa fundamental na identificação das vulnerabilidades da cadeia de suprimentos para diversificar a provisão de fornecedores e otimizar as redes de logística. Ajuda a determinar o custo total de fazer negócios com um fornecedor (real e potencial), levando em consideração o valor das mercadorias, juntamente com os custos de remessa, seguro e tratamento tarifário.

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Qual é a importância de Due Dilingence?
Depois da identificação de um novo fornecedor ou comprador e a confirmação da viabilidade do negócio por meio de cálculos de custo de importação, a próxima etapa é o processo de Due Diligence. Esse processo é necessário para verificar se o potencial parceiro comercial não está em alguma lista de penalização, garantindo que sua organização não viole as regulamentações do comércio internacional.

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