O que é resiliência da cadeia de suprimentos?
A resiliência da cadeia de suprimentos é um termo que descreve a capacidade de uma cadeia de suprimentos para 1) resistir a choques que incluem pandemias, conflitos armados e desastres naturais; e 2) sua capacidade de se recuperar dessas interrupções. Os choques também podem estar relacionados a desafios de negócios, como mudanças no comportamento de compra do consumidor, pressões competitivas imprevistas e tendências de mercado emergentes.
Organizações com forte resiliência na cadeia de suprimentos têm uma vantagem competitiva sobre seus rivais, porque são capazes de continuar atendendo seus mercados mesmo em tempos de crise, mantendo assim seus clientes satisfeitos e atingindo as metas de crescimento.
As organizações mantêm a resiliência de sua cadeia de suprimentos ao serem capazes de identificar proativamente as mudanças de oferta e demanda, identificar rapidamente novos compradores e fornecedores, expandir com eficiência para novos mercados e otimizar facilmente as rotas comerciais.
A Descartes Datamyne pode ajudar a fortalecer as cadeias de suprimentos com soluções que fornecem informações de importação e exportação abrangentes, precisas e atualizadas com o maior banco de dados comercial pesquisável do mundo, abrangendo 230 mercados nos 5 continentes. Outras soluções importantes incluem uma calculadora de custo de importação para determinar a viabilidade do negócio e triagem de partes negadas para ajudar a garantir que as organizações não façam transações comerciais com entidades sancionadas e nomeadas em listas de observação oficiais.